Baila Conmigo, novo clipe de Selena Gomez, tem styling brasileiro

O novo clipe de Selena Gomez, Baila Conmigo, segundo lançamento de seu projeto em espanhol: “Revelación”, foi lançado na sexta feira (29/01). Já haviam boatos de que o vídeo seria gravado no Brasil há algum tempo, desde a pintura de um mural com o nome da artista em Icapuí, no Ceará.

O clipe segue a história de amor de dois jovens, interpretado pelos modelos Kibba e Ariane Appa, no cenário tipicamente brasileiro e conta com uma direção de arte e styling impecáveis, assinados por Carol Ozzi e Marina Vieira, respectivamente. Marina, por sua vez, também é responsável pelo styling do clipe de Are U Gonna Tell Her, da Tove Lo com Mc Zaac – outro incrível trabalho de styling nacional para uma produção internacional. 

Entrevistamos Marina Vieira, que contou um pouco e esmiuçou os looks do clipe com exclusividade para o Santo de Casa:

Santo de Casa: Como foi a concepção do projeto a como veio a ser gravado no Brasil, em Icapuí?

Marina Vieira: Tudo começou com a escolha da locação, Praia da Redonda (Ceará). O Fernando Nogari ( diretor do clipe) descobriu esse lugar numa viagem  anos atras, e se encantou com a beleza singular da costa e das pessoas que ali vivem.

Quando ele escutou “Baila Conmigo” da Selena, ele criou essa historia de amor entre esses jovens, que apesar de viver num paraíso tropical, sentem certa uma melancolia de estar um pouco distante do mundo moderno. A menina vive obcecada pela Selena e fica tentando aprender a coreografia do clipe que ela vê incessantemente na TV, o rapaz que é mais tímido, a observa de longe e se apaixona por ela.

Sdc: Sobre a concepção dos looks e do figurinho, qual foi a linha que guiou o styling de Baila Conmigo?

Marina Vieira: Eu me inspirei no universo das vestimentas do vilarejo, da funcionalidade das camisetas de lycra que protegem do sol. Das cores cores fortes das roupas que se destacam num cenário predominantemente de tons azuis do céu e do mar  e beges das imensas dunas e falésias. 

A partir desses códigos de vestimentas que ali existem, fiz uma pesquisa baseada nos materiais que lá estavam em abundância , as lycras, tecidos tecnológicos e esportivos.

Queria trazer a sensação de que esses personagens apesar de estarem distantes das grandes Cidades se utilizavam do que está ao seu alcance para ser diferenciar dos demais, ficando mais únicos e exprimindo esse desejo de ir além 

Sdc: Como foi o contato com a produção da Selena e como fizeram para gerar uma unidade estética no clipe?

Marina Vieira: Eu, Fê e a Carol Ozzi ( dir de arte do filme ) fizemos várias pesquisas para direcionar o figurino da Selena, fizemos  sugestões para que basicamente pudéssemos estar na mesma linha de raciocínio do clipe como um todo. Mas a decisão final foi feita pela sua Stylist em LA.  

Sdc: Como foi para vocês a missão de criar um imaginário estético brasileiro, transmitir essa brasilidade para uma produção gringa e de alcance global, sem estereotipar o Brasil? 

Marina Vieira: Esse novo disco da Selena é uma reaproximação dela com suas raízes latinas, quando o projeto caiu em minhas mãos senti A necessidade de encontrar uma representação que fugisse dos paradigmas “gringos” sobre a América Latina. 

Hoje em dia, independente do lugar em que se está, qualquer jovem  consegue conexão instantânea com o mundo. O brasileiro com sua inventividade exacerbada, assimila esse fluxo imenso de informação e traduz num estilo único.

Como exemplo disso, em um dos figurinos da Ariane Appa, montei um look com um biquíni verde flúor Christian Dior (90’s), somado a um top de um estilista baiano, o Vivão, (Vivão Project), que trabalha com misturas de contas e pinturas em suas peças. 

Esmiuçando um pouco mais essa ideia, a label Christian Dior representa o desejo criado por essa globalização, mas que conversa totalmente com a indumentária local que busca cores vivas e marcantes, em contraponto com  peça do Vivão que representa uma autenticidade nordestina. 

O equilíbrio entre esses dois mundos foi meu ponto de partida para uma releitura de um tropicalismo latino moderno.

Sdc: Você também assina o figurino de Are U Gonna Tell Her, da Tove Lo com Mc Zaac. Conseguimos ver alguns traços similares e uma estética característica. Quais as diferenças e semelhanças desses dois trabalhos?

Marina Vieira: No clipe da ToveLo, tive um raciocínio parecido mas a idéia dizia menos sobre o nordeste e mais sobre o norte, o Pará mais especificamente. Baseando-me mais nos estilos de indumentária influenciados pelos ritmos locais, como o tecnobrega, as festas de aparelhagem e seu universo ultra colorido.

Não deixe de conferir o look por look na galeria abaixo e o clipe na íntegra.

Armando Souza, produção de moda do projeto, esmiuça todos os looks do clipe e suas curiosidades.
O primeiro e o segundo look (em ordem) são de peças de acervo da figurinista, já o terceiro look conta com top Vivão Project, bíquini Cristian Dior vintage, que foi garimpado por Marina em Paris, brinco da marca Mnisis e colares de acervo da Casa Jusi. Para o 4º look, em que a modelo ensaia a coreografia no trabalho, eles usaram o fardamento real do local “Um pouco de realismo não faz mal a ninguém”, conta.

Para o sexto look, a calça legging foi idealizada por Armando e Marina e feita por uma costureira. A 7ª produção, a preferida de Armando, conta com biquíni de crochet da LED e a calça foi desenhada por Marina e também confeccionada para o clipe.

O primeiro clipe de Kibba (foto 8), tem camisa garimpada de uma loja de artigos de pesca em São Paulo, óculos Oakley e bermuda acervo Casa Juisi. No segundo look (foto 10) a bermuda de fogo foi combinada com regata Umbro. Por último, o look motoqueiro do Kibba (foto 9), foi composto por uma camisa garimpada por Marina em Paris, calça e colares Casa Juisi e bota de acervo da stylist.

Ficha Técnica

Direção: Fernando Nogari

Direção de Arte: Carol Ozzi

Maquiagem: Giu Rodrigues

Styling: Marina Vieira

Produção de Moda: Armando Souza

Lucas Assunção

Publicitário formado mas que se identifica como Comunicador. Apaixonado por moda desde os 13 aninhos e querendo resolver todos os problemas da indústria. Só que não dá pra fazer tudo sozinho né, vem comigo?

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